Primeiramente, um site profissional é mais do que estar na Internet. Não basta você ter um site com o seu nome ou mesmo o nome fantasia de sua empresa e ser algo estático, atrasado e sem informações relevantes.
É comum vermos sites, onde o profissional cria o site, e apenas coloca o Curriculum, para divulgação pura e simples de curriculum é melhor optar por um cadastro no Linkedin, pois além de ser possível cadastrar suas informações profissionais, você pode utilizar os recursos para fazer o seu networking profissional.
Mas resumindo em uma frase: “A grande importância de ter um site profissional é mostrar o que você faz e ter um canal de comunicação com o mercado, e outros profissionais de sua área de trabalho.”
Então vamos a prática, o que é importante ter em um site profissional, e o que não colocar em um site profissional.
O que deve ter um site profissional?
Conteúdo Dinâmico:
Eu recomendo que um site profissional, não seja apenas um site estático, você pode ter até uma página principal de capa, com seus principais dados e atividades, e a partir daí, ter conteúdo em seu site.
Nesta página principal, é de grande importância ter um link para uma área dinâmica do site, onde você deve colocar artigos, comentários seus de notícias e acontecimentos de sua área profissional e outras informações da área que você exerce. O modo mais fácil de criar esta parte do site é utilizando um gerenciador de conteúdos para blog, no caso eu recomendo o WordPress por ser fácil de utilizar e com grande flexibilidade e variedade de temas.
Formulário de Contato:
É importante nesta página principal ter um link para um formulário de contato, pois muitas vezes a pessoa que está na web pode preferir entrar em contato com você pelo formulário do que te ligar.
Informações Multi-idioma:
Se a sua área profissional exige ou você está procurando um trabalho internacional, lembre-se de ter um site multi-idioma, se possível contrate um profissional para fazer uma revisão do site no idioma que não é o seu nativo. Faça isso, e não coloque simplesmente um link para um serviço de tradução online.
Visual, Design e Usabilidade:
É importante o conteúdo, mas o visual do site profissional também é importante, cuide do visual do seu site como você cuida do seu visual, se tiver condições, invista em um serviço de design para criação de um site com boa aparência e usabilidade.
O que não devo fazer em um site profissional?
Não faça autopromoção:
Não utilize o seu site profissional, apenas como uma autopromoção. Dizendo que você é o melhor, o único ou coisa do tipo.
Ninguém quer saber para qual time você torce:
A não ser que você trabalhe em algo específico da sua área de atividade profissional, evite colocar informações como o time você torce, isso não é importante para quem está lhe vendo como profissional.
1 menção
[…] post anterior desta série falamos sobre Como deve ser um site profissional, mas onde devemos hospedar este […]