Como Elaborar um Bom Curriculum ou Curriculo para Busca de Emprego

Cabeçalho do Currículo

O cabeçalho do Currículo deverá ter sempre os seus dados pessoais:

Nome Completo

Endereço

Estado Civil

Telefone para Contato (nunca se esqueça de colocar o DDD e caso não tenha telefone coloque um telefone para recado e sempre avise a pessoa que receberá o recado que você deixou o telefone no seu Currículo). Caso tenha telefone celular, coloque o também.

Não é necessário informar número de documentos com Carteira de Trabalho, RG e CPF, esses dados somente serão necessários caso a empresa solicite.

Objetivo Profissional:

No objetivo Profissional você deverá informar a sua área de atuação ou cargo pretendido. O cargo ou função pretendida deverá ser sempre compatível com a sua Formação Profissional e experiência anterior.

Escolaridade, Formação Acadêmica e Cursos de Aperfeiçoamento:

Escolaridade e Formação Acadêmica devem ficar em itens separados dos Cursos de Aperfeiçoamento.

Sua Escolaridade e Formação Acadêmica deverão ser informada conforme a sua pretensão, não é necessário colocar todos os detalhes, onde você cursou a pré escola, caso você já tenha nível superior, é obvio que você tenha feito o segundo grau e nível básico.

Indique somente a última formação, ou últimas, caso tenha mais de uma formação profissional, informando, curso, data de conclusão e instituição de ensino.

Caso ainda não tenha concluído e tiver cursando, informe “cursando” e a data prevista para o término da formação acadêmica.

Cursos de Aperfeiçoamento:

Os Cursos de Aperfeiçoamento devem ser colocados os que são relevantes ao cargo/função pretendida.

Não inclua cursos que você fez por que tinha interesse no assunto e fez por hobby.

Descreva os cursos que tenha feito, data (podendo ser apenas o ano), a instituição de ensino e tempo de duração do curso (se possível em horas).

Experiência Profissional:

Inicie pala última empresa que trabalhou, informe o nome da empresa, cargo/função que atua ou atuava, a data que iniciou (mês e ano), e a data de desligamento.

Descreva as atividades desenvolvidas e também caso tenha feito algo que acrescente a sua função também descreva de forma rápida.

Idiomas:

Indique os idiomas que conhece o e nível para cada qualidade fala, escreve, lê.

Exemplo:

Inglês: fala – boa, escrita – razoável, leitura – boa

Nunca coloque mais do que realmente sabe, não adianta colocar que fala inglês e na entrevista, que poderá ser no idioma que você disse que sabe, não conseguir nem se comunicar.

Informática:

Este item é importante para profissionais que não irão atuar na área de informática especificamente.

Aqui você deverá colocar seus conhecimentos e nível de conhecimento.

Exemplo:

Pacote Office 2007 – Básico

Corel Draw – Avançado

Para os profissionais de informática seus conhecimentos deverão estar mostrados nos cursos e formação acadêmica. E aqui apenas coloque os conhecimentos de informática de forma detalhada, não é necessário repetir os que foram citados nos cursos de formação profissional.

O profissional de informática poderá usar este item, para detalhes experiências profissionais, citadas no item Experiência Profissional.

Exemplo:

Implantação de Correio Eletrônico Exchange em uma rede com 12 filiais utilizando tecnologia de comunicação através de VPN, reduzindo o custo anterior da comunicação através de Linhas Privadas de Dados entre as filiais.

Viagens:

No item viagens do seu Curriculum você deve resaltar viagens profissionais importantes, ou mesmo viagens a locais onde você foi fazer algum treinamento de idioma, ou mesmo imersão cultural.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta