«

fev 16

Como Estudar para Concurso Público

Prédio da PetrobrásDevido a estabilidade, em alguns casos aposentadoria integral e alguns benefícios, muitas pessoas querem seguir a carreira pública, prestando um concurso público.

Este artigo irá lhe dar algumas dicas de como estudar para um concurso público.

Escolha da área que você pretende prestar:

Em muitos casos, os concursos públicos são abertos exigindo superior em qualquer área, ou seja, basta você ter o ensino superior completo, porém vale a pena pensar em qual área específica você irá se dedicar a estudar para passar no concurso.

Procure a área que mais lhe agrada, não apenas a mais bem remunerada, pois será a melhor forma de te ajudar a passar no concurso público é o assunto lhe agradar, se não lhe agradar será mais cansativo seu estudo, e você terá menos motivação de seguir em frentes com seu estudo para o concurso.

Organize um ambiente adequado para o estudo:

Lembre-se que você terá que estudar horas, e para manter a concentração você deverá ter um local adequado para estudar para o concurso.

Não adianta colocar uma mesa de estudos na sala, pois a chance de você conseguir se concentrar para estudar é muito pequena, busque um local em sua casa que não seja uma passagem, que tenha pouco movimento de pessoas, ou que as pessoas que moram com você possam não lhe incomodar enquanto você estuda.

Caso não tenha um local em sua casa uma boa opção é buscar uma biblioteca, ou outro local, onde você possa se isolar para ter melhor rendimento.

Atenção ao Edital:

Leia atentamente o edital para verificar se você irá preencher todos os requisitos exigidos para a vaga.

Verifique as datas para não se candidatar a 2 concursos que serão em mesma data ou datas muitos próximas que irá lhe impedir de estudar para os assuntos específicos.

Quantas horas por dia é necessário estudar para passar em um concurso público?

Essa é uma questão importante, e interessante, estudo não se mede em horas, algumas matérias em pouco tempo você irá assimilar, outras irão demandar mais tempo de estudo, ou até mesmo frequentar aulas em cursos preparatórios para concursos públicos.

Nunca estudo muitas horas seguidas sem pausa, além de prejudicar o seu corpo, em um determinado momento você estará somente lendo, porém não irá conseguir apreender o que foi lido, tornado o estudo apenas mecânico.

Porém, lembre-se que você terá um prazo para a prova, veja o que terá que estudar, e divida no prazo que você tem disponível. Vale ressaltar que é bom ter um prazo extra para a revisão geral antes da prova.

Método de estudo para Concurso Público:

Cada um tem uma forma de estudara o concurso que irá lhe proporcionar melhor resultado, você deve testar a melhor forma para você, seja ela leitura, exercícios, aulas ministradas por cursos preparatórios para concursos, ou mesmo grupos de estudo com discussão sobre os assuntos.

Uma dica importante é que no seu método de estudo você tenha uma forma de organizar o que você já estudou para que possa fazer as revisões, lembre-se, quando o Concurso estiver próximo é importante fazer uma revisão geral do que foi estudado.

Aulas em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos:

As aulas em cursos preparatórios para concursos poderão sem de grande valia para quem está estudando para um concurso público, existem diversos tipos de aulas, algumas visam o preparo para todas as matérias pedidas no concurso, outras você pode escolher assuntos específicos, o que poderá ser uma opção para as matérias que você tem mais dificuldade em estudar sozinho, ou mais dificuldade no aprendizado.

Interatividade no Estudo para Concurso Público:

Existem diversos fóruns na internet onde as pessoas que estão se preparando para um concurso público trocam informações e se ajudam, procure um fórum da área que você pretende se dedicar e participe.

Simulações de Provas de Concurso Público:

Tente refazer as provas anteriores dos concursos, isso irá lhe ajudar a ver quais assuntos você deve se dedicar mais, e quais você já tem melhor domínio.

Esse pode ser um exercícios constante, faça a prova antes de começar a estudar e algum tempo depois, refaça para verificar o quanto você está aprendendo com o seu método de estudo.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta